06 mar

Ampère Pro – Gestão de cabos AWG

Entre as principais novidades da versão 2018 do Ampère Profissional tem-se a gestão da norma NFPA 70: NEC edição 2011 utilizada nos Estados Unidos. Esta norma prevê o uso exclusivo de cabos do tipo AWG; consequentemente foi desenvolvida uma gestão completa desta tipologia de cabos.
AWG é a sigla de “American wire gauge” e é um sistema padronizado de medidas de cabos utilizado a partir de 1857 nos Estados Unidos da América e no Canadá para indicar o diâmetro dos condutores individuais, sólidos, não ferrosos e de secção circular.

 

Gestão de cabos AWG

 

Neste sistema, semelhantemente a outros sistemas de medida não métricos, ao se aumentar o valor indicado, correspondentemente, tem-se o diâmetro dos condutores progressivamente menores. De fato, o sistema AWG quando foi introduzido, indicava o número de trefilações necessárias para se obter um determinado diâmetro de um cabo; especificamente para se obter um cabo mais fino eram necessários um maior número de passagens de trefilação em relação a um cabo de diâmetro maior, e é por este motivo que, ao se aumentar o valor indicado, o diâmetro do cabo correspondente diminui.
Da American Wire Gauge surgiu uma tabela de conversão com um sistema métrico que geralmente vai de 0000 (4/0) até 44 AWG e que envolve quase todos os diâmetros/seções de condutores disponibilizados no comércio. Para seções iguais e maiores de 125 mm² são utilizados como unidade de medida o “kcmil”; considera-se que 1 mm² = 1973,525 cmil.
 
Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy