14 fev

Atualização Update 1 Electro Graphics Série 2018

A atualização Update 1 inclui as últimas atualizações para os produtos da Electro Graphics Série 2018.
• SOLergo
• Linha Ampère
• CADs elétricos (linha CADelet, iDEA e Eplus)

Na sequência são demonstradas as principais implementações.

SOLergo
Tarifa Branca
A Tarifa Branca é uma nova opção que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário de consumo. Ela é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 Volts), denominadas de grupo B.
Com a Tarifa Branca, o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana.
Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora do período de ponta (aquele com maior demanda de energia na área de concessão), diminuindo consideravelmente o consumo neste horário e no in-termediário, a opção pela Tarifa Branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consu-mida.
Nos dias úteis, o valor da Tarifa Branca varia em três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. Na ponta e no intermediário, a energia é mais cara. Fora de ponta, é mais barata. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta.
Os períodos horários de ponta, intermediário e fora de ponta são homologados pela ANEEL nas revisões ta-rifárias periódicas de cada distribuidora, que ocorrem em média a cada quatro anos.

A Tarifa Branca cria condições que incentivam alguns consumidores a deslocarem o consumo dos períodos de ponta para aqueles em que a rede de distribuição de energia elétrica tem capacidade ociosa.
É importante que o consumidor, antes de optar pela Tarifa Branca, conheça seu perfil de consumo e a relação entre a Tarifa Branca e a Convencional. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta e quanto maior for a diferença entre essas duas tarifas, maiores serão os benefícios da Tarifa Branca.
Contudo, a Tarifa Branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário, e se não houver a possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nesses casos, a Tarifa Branca pode resultar em uma conta maior: nessa situação, é mais vantajoso continuar na Tarifa Convencional.
Regulamentos: RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010
Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada.
(Fonte: http://www.aneel.gov.br/tarifa-branca.)

Para ativar a tarifa horária branca no arquivo de tarifas de energia do grupo B, selecione a modalidade tarifária: Horária branca.
Atribuição de postos tarifários:
• P: Ponta
• I: Intermediário
• FP: Fora de ponta
tarifa-branca
Diagrama unifilar
Agora é possível exportar o diagrama unifilar como uma imagem em formato JPG.
unifilar-jpg
Atualizada a representação dos módulos fotovoltaicos no relatório, utilizando otimizadores de potência.
Visualização imagens no Layout da instalação
Melhorias na utilização de imagens para a composição do Layout dos módulos fotovoltaicos.
Layout módulos
Aprimorada inserção automática dos módulos fotovoltaicos em áreas muito amplas.
Mais
Melhorias nos cálculos econômicos.

Linha Ampère
Incrementada a velocidade de acesso aos arquivos
Otimizado o acesso aos arquivos com a finalidade de se aumentar posteriormente as velocidades de uso do Ampère quanto à alteração de dados, o cálculo e a verificação da rede elétrica. O aumento da velocidade po-derá ser observado ao se utilizar os arquivos compartilhados na rede com acesso por meio de vários pontos.
Queda de tensão provenientes de motores em corrente contínua
Otimizado o cálculo de queda de tensão provenientes ao acionamento de motores em corrente contínua.

CADs elétricos (linha CADelet, iDEA e Eplus)
Nível de notificações das mensagens de análises do esquema
Agora é possível personalizar a visualização das mensagens de análises dos arquivos. Nos parâmetros multifolhas de um esquema, foi acrescentado um botão de acesso à janela de diálogo “Mensagens de análises dos fios”. Nesta janela foram listadas todas as mensagens de advertência de análises do esquema, reagrupadas por campo, além de ser possível a personalização quanto à importância de cada uma das mensagens. O estado de cada advertência pode ser: Ignorar, Mensagem, Advertência, Erro. Selecione Ignorar caso não queira nenhuma advertência para quaisquer tipos de mensagens. O botão Predefinido restitui ao estado original todas as mensagens.

mensagens-de-analises-esquema
Ordenar folhas por Desenho
A ordem das folhas de um esquema pode ser vinculada à ordem dos desenhos que compõem o esquema, e é possível apresentar o caso em que tal ordem não determina a organização desejada das folhas. Agora é possível indicar ao software para organizar as folhas de todo o esquema sem considerar a ordem dos desenhos.
Na janela de parâmetros multifolhas, guia Referências, agora se encontra disponível a opção Ordenar as folhas por desenho. Essa configuração permite desvincular a ordem das folhas de um esquema composto por vários desenhos. Uma vez determinada a ordem dos desenhos, os processamentos e os report gerados procederão com a ordem configurada, pelo nome do desenho e pelo número da folha. Tal definição influencia a seguinte ordem de processamento:
– Sequência de planilhas e relativas tabelas
– Impressões
– Referências cruzadas
– Resolução dos reenvios
– Definição dos símbolos

ordenar-folhas-por-desenho
Alterações referentes à sigla dos fios
Aprimorada a análise do esquema parcial (na modalidade para Folhas Selecionadas) reduzindo-se as condições de indeterminação da sigla do fio (casos em que é reproduzido o caractere “?” como sigla do fio). A presença de vínculos do fio agora é considerada prioritária.
Foram removidos os sufixos ( (1) (2) etc. ) das siglas dos fios caso se utilizem vínculos de fio com múltiplos níveis.
Gestão dos códigos alternativos em ambiente gráfico
Quando se escolhe um código do arquivo de Artigos para codificar um símbolo no desenho, é possível selecionar qual código alternativo reproduzir no relativo atributo, entre aqueles disponíveis (1, 2 ou 3). A escolha é efetuada no contexto do menu da janela artigos.

codigos-alternativos
Para ativar a visibilidade no ambiente gráfico é possível utilizar o procedimento de conversão dos atributos múltiplas linhas, presente na Biblioteca de símbolos, que agora permite converter o atributo Código alternativo em múltiplas linhas. O procedimento foi atualizado para também aceitar uma etiqueta qualquer, para a con-versão do atributo em múltiplas linhas.

converter-atributo-multiplas-linhas
Na janela da função Consultar código (comando CHI6) agora estão visíveis os códigos alternativos 1, 2, 3. A janela é redimensionável.
Na janela da lista dos documentos anexados aos materiais para a composição do catálogo (comando DOC-MAT), agora também é exibida a coluna Código alternativo; as opções para ativar alternativamente os 3 códi-gos alternativos atribuídos aos materiais estão disponíveis no menu de contexto.
Na janela para a impressão das multifolhas em PDF (comando SALVAPDF) foi acrescentada a opção Imprimir código alternativo com a seleção do código alternativo, entre aqueles disponíveis, em substituição ao código da tabela da lista de documentos atribuídos aos materiais. A mesma opção já se encontra presente nas opções avançadas de impressões no módulo Tabula.

Todos os produtos
Outras correções e melhoramentos
Resolvidas posteriores anomalias específicas relacionadas a casos isolados.

 

Para o arquivo em PDF clique aqui.

Serviço Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy