1 - Como inserir um usuário com carga?

Para inserir um usuário com uma potência: Editar → Inserir → Novo usuário, definir a potência e escolher o Tipo de usuário (Genérico, Motor, Iluminação, Capacitivo, SPD).

2 - Como inserir um Transformador?

Para a inserir um Transformador no projeto: Editar → Inserir → novo usuário – selecionar Dados elétricos → Tipo de usuário → Transformador.

Depois selecionar Propriedades de usuário e colocar todas as características referente ao Transformador.

3 - Como cadastrar dispositivos de proteção, motor, transformador e equipamentos?

Para adicionar um novo equipamento: Arquivos → Dispositivos → Selecionar o equipamento desejado, por exemplo PROTEÇÃO → INSERIR e preencher todos os dados solicitados.

4 - Como conectar usuários em paralelo? E inserir conectores?

Para ligar os dois Ramos em paralelo basta selecionar o primeiro usuário e executar o comando Editar → Conectar em paralelo.

Para voltar atrás, sempre através do primeiro usuário, execute o comando Editar → Desconectar do paralelo.

Para um usuário paralelo pode ser associado um conector para gerenciar a abertura e o fechamento dos dois Ramos em paralelo. O conector está associado ao primeiro usuário e pode ser inserido a partir da guia: Editar → Editar usuário → Proteção → conjuntor.

5 - Como realizar uma verificação de erros no projeto?

Para realizar uma verificação de erros: Verificações → Verificar todo o projeto. O Software realiza uma verificação e aponta os erros encontrados.

A opção Descrição do erro, descreve o erro apontado e indica a solução.

6 - Como corrigir Fator de Potência?

Para corrigir o Fator de Potência: Visualizar → Projeto, Selecionar o símbolo do Capacitor, Selecionar o usuário ou a carga que se deseja corrigir, e digitar o FP desejado em Fator de Potência.

7 - Se não conseguir resolver a queda de tensão realizando o procedimento Otimizar queda de tensão.

Verifique as seguintes condições:

* Presença de secções bloqueadas;

* Na presença de Transformadores, controlar os dados do Transformador, selecionando a opção ajuste automático de relação de espiras;

* Em constantes globais (Ferramentas>Propriedades) elevar a Máxima variação das Relações de espiras entorno do valor nominal nos Transformadores (padrão 2);

* Verificar se o tipo de instalação definido ao usuário permite secções elevadas.

8 - Na presença de Transformadores na rede, se for detectado uma queda de tensão negativa.

A queda de tensão negativa pode ser determinada pelos seguintes fatores

Caso a) Regulação automática de Relação de espiras:

* É recomendável desabilitar a opção Regulação automática de relação de espiras em dados do Transformador;

* Execute um novo cálculo da rede (Cálculo>Calcular Tudo);

* Reative a opção de Regulação automática de relação de espiras.

Caso b) Coloque a tensão do Secundário a vazio maior do que a tensão do Primário. Uma tensão secundária a vazio alta suporta (é um cálculo vetorial) um c.d.t negativo.

9 - Qual é o significado da opção sem sobrecarga em um usuário do tipo motor?

A opção Sem sobrecarga assume o seu significado quando um usuário do tipo motor não é protegido com um dispositivo térmico (atuar precisamente a proteção de sobrecarga).

Se a seleção de verificação não está presente e o usuário não possuir um dispositivo térmico, o cabo está dimensionado para a corrente de sobrecarga (Ins); em seguida, pode assumir também as principais seções.

Além disso, se a seleção (Sem sobrecarga) está presente, embora não possua um dispositivo térmico, se dimensiona o cabo como se esta fosse presente não considerando a Ins mas sim a In.

10 – Mensagem “A proteção não está localizada em arquivos Dispositivos” Em um usuário foi inserido uma proteção ajustável. Pressionando o botão de calibração, na guia Proteção de Editar usuário, a fim de calibrar o aparelho, mostra a seguinte mensagem: “A proteção não está localizada em arquivos Dispositivos” E não abre a janela para a calibração.

O evento ocorre quando os dados do dispositivo calibrar (salvos em arquivos Dispositivos) é definido uma Corrente nominal = 0.

É necessário definir um valor> 0.

Após a correção nos arquivos – dispositivos, em que o usuário deve excluir dados e ajustar a proteção.

11 - Na fase do programa de Ampere, ou a criação do primeiro utilizador, a mensagem de erro na sequência de abertura: Erro codebase Erro #: -20 Erro #: 90602 file4create C: Documents e Settings All Users Application Data Electro Graphics R20XX Common Template AMP Profili.prf

Na fase de abertura, o programa procura pelo arquivo de Ampere Profili.prf o caminho indicado na mensagem de erro.

Este caminho é o caminho original, necessário durante a instalação, arquivos Electro Graphics ou seja, a pasta Common.

Esta mensagem é exibida no caso em que a pasta Common da rota original, foi transferido para um novo diretório. Isso pode ser feito normalmente para compartilhar arquivos com outros usuários, mas você precisa manter uma cópia na rota original, porque só neste local são lidas algumas configurações do programa.

12 - Especificações sobre o cálculo, em Ampère, da contribuição da corrente de curto-circuito (falha Delta Ik max) em uma rede com geradores.

Ampère considera que, quando estiver totalmente operacional, a corrente de falha não é o valor indicado no fornecimento, mas aumentou a contribuição dos geradores no sistema.

Considerando-se um exemplo específico, a diferença entre a corrente de falha no ponto de medição (Ikm max usuário de medição) e da corrente de falha do fornecimento declarada nos dados do fornecimento (Ik entrega max), temos:

18,308-17,495 = 0,813 kA

Ampère calcula a contribuição para a falha dos motores e / ou geradores como a diferença entre a corrente de falha no ponto de medição (Ikm max usuário de medição) e da “nova” corrente de falha do sistema, o que depende da união da rede de Fornecimento e os geradores do sistema em consideração e pode ser lida como Ik max trifasico. Assim:

N.B. O fato de se conectar o projeto a rede da Distribuidora, traz Ik 17,495kA – 17,657kA devido aos geradores.

13 - É impossível eliminar da malha um inversor fotovoltaico executando o comando eliminar usuário, mesmo que você tenha selecionado todos os serviços que o compõem.

A impossibilidade de eliminar da malha um inversor fotovoltaico composto por mais de um rastreador executando o comando Eliminar usuário, mesmo que você tenha selecionado todos os serviços que o compõem, depende do descompasso entre o número de rastreadores e MPPT especificado dentro de propriedade – Dados dos usuários do conversor e do número de rastreadores representados na malha. Para resolver:

* Verifique o número de rastreadores representados na malha (Veja imagem em anexo).

* Dê um duplo-clique sobre o usuário conversor na malha.

* Vá para a aba Dados elétricos.

* Pressione Dados dos Conversores localizado no Propriedades de usuário.

* Escreva o número de rastreadores MPPT representados na malha.

* Confirme com OK em todas as telas.

* Proceder com a eliminação do inversor de malha

14 - Modificando os circuitos em proximidade sem varia a capacidade do cabo Dados de usuário, guia do Cabo: modificando Circuitos em proximidade não muda a secção do cabo. Cabo de MT escolhido a partir do banco de dados.

Para colocar opção dos coeficientes de proximidade são todos 1.

O pequeno botão Personalizar a instalação, que está localizado na aba inferior esquerdo da guia Cabo, permite que você edite os valores. As alterações são salvas para projetos subsequentes.

15 - A janela Estado de usuário não exibe falhas Fase-PE e Bifase-PE.

Nos dados do Fornecimento não foi inserido os dados da Impedância conhecida na planta. Para completar a inserção dos dados de acesso aos dados do fornecimento, marque a seleção.

Note que ao selecionar a Impedância conhecida permite inserir os dados da Resistência de terra fornecimento [ohm] e Reatância de terra fornecimento [ohm]. A resistência de terra pode ser calculada através da janela que se abre com o pequeno botão no lado da caixa de texto. Confirme e recalcular a rede.

* Na janela Estado do usuário (ativada a partir do menu Verificações) fornece um resumo das propriedades mais importantes de um usuário, fornecendo uma janela com resultados e verificações. Consulte o Guia de Referência (Ajuda):. Capitulo “Verificações”, parte “Estado Usuário”.

* A definição do fornecimento é o primeiro passo para o dimensionamento da rede elétrica. Guia de Referência (Ajuda ):. Capitulo “Fornecimento”, parte “Fornecimento”.

16 - Em um usuário é definido uma proteção 50-51-51N (MTD), totalmente ajustável de acordo com os dados do arquivo, mas “Ajustar a corrente de falta de intervenção terra” NÃO é ajustada. A caixa Calibração “Threshold T” é desativado (em acinzentado).

A razão é que no “Tipo de proteção” nos dados do usuário é a opção “Proteção DG (CEI 0-16).”

Neste caso, na caixa “Ajustar a corrente de intervenção falha a terra” na janela Calibração se desativa mudando recuperando e aparece o botão para ajustar automaticamente a falta à terra de acordo com a CEI 0-16.

Proteção DG (CEI 0-16): para usuários em média tensão, é possível definir um usuário que atue como um dispositivo geral, para que o programa ative e atribua a calibragem adequada da liberação para terra em função ao estado do neutro de fornecimento (isolado ou compensado) e de acordo com a presença ou ausência do dispositivo de proteção 67N.

 

Consulte o Guia de Referência (online ou PDF):. Cap “Função Avançada”, parte. “Monofásica para faltas a terra em linhas de média tensão”.