iDEA
CAD elétrico para automação industrial

Cat. Portfolio: Idea.




CAD elétrico para desenhos e projetos de esquemas elétricos e para automação industrial. É um poderoso CAD 2D e 3D desenvolvido em OEM com tecnologia Autodesk 2018, com funções específicas dedicadas à esquematização elétrica.

Características Funcionais

CAD standalone

CAD elétrico autônomo 2D e 3D, baseado na tecnologia Autodesk, 32 ou 64 bits. Ambiente operacional análogo ao mais famoso e difundido CAD no mundo. Formato do arquivo na versão 2018 em “dwg”, com a possibilidade de ler e salvar em formato 2013/2010/2007/2004/2000.

Nova interface com acesso simplificado aos instrumentos de desenho.

Os instrumentos gráficos de base permitem a realização de qualquer desenho, traçável por meio de linhas, polilinhas, arcos e círculos com funções de snap ao objeto. Comandos avançados para o desenho de retângulos, grades e hachuras, e também blocos com atributos e textos em formato Unicode, mas também com vários estilos como true type.

Funções de edição para a manipulação do desenho: copiar, mover, excluir, alongar, cortar, quebrar, espelho, girar e esticar.

Funções gerais de cotação com objetos de anotação.

A gestão da visualização prevê as funções de zoom, deslocamento, vista aérea e vista tridimensional. Utilização de imagens (bmp, tiff, jpeg); funções desfazer e restaurar. Compatibilidade total com a linha CADelet e Eplus.

Gerenciador de pedidos

Organização da lista de pedidos, com compartilhamento e edição de projetos em rede, comandos de salvar e restaurar. Gerenciamento de usuários e suas permissões, total ou parcial, aos arquivos. Configuração do modelo gráfico e do gerenciamento do diagrama. Portabilidade do banco de dados do projeto em outros ambientes de trabalho.

Funcionalidades básicas

Comandos organizados em barras de ferramentas interativas, contextuais e acopláveis. Sistema multifolhas para o gerenciamento de um número ilimitado de páginas, ambiente MDI para vários desenhos e esquemas. Folha de título, unifilar, multifilar, funcional, cabos e terminais.

Parametrização do processamento de acordo com a norma EN 61082 com
assistente interativo. Gerenciador das configurações do diagrama. Função para traçar linhas multifilares, derivações, cabos de rede, ligação em série, em paralelo ou com junção em T, atribuindo suas designações, cor e seção dos condutores. Identificação com grupos funcionais e locais de acordo com a norma EN 81346; funções gerais de macro edição filtrada.

Posicionamento automático, símbolos topográficos em relação às entidades típicas e rotações atribuídas. Edição de símbolos com acesso aos arquivos. Função copiar, mover e shift das folhas; edição multifolha. Lista de folhas, índice de revisão, edição geral de cartelas. Explosão do diagrama em um arquivo para cada folha. Legenda dos símbolos inseridos.

Bibliotecas

Gerenciador de bibliotecas com função avançada de pesquisa, organização dos símbolos, criação de novas agregações, com a definição de todos os parâmetros típicos e alinhamento automático na fase de inserção. Bibliotecas completas de símbolos elétricos de acordo com as normas IEC, CEI, DIN, ANSI/CSA, NEMA e P&ID. Biblioteca de símbolos e células de média tensão.
Biblioteca de símbolos pneumáticos, hidráulicos e térmicos. Biblioteca de símbolos de segurança, anti-incêndio, alarme, antifurto e para aplicações residenciais. Vasto arquivo de formas frontais ou em 3D de equipamentos elétricos, armários, quadros, dutos e instalações específicas.
Assistente interativo para a geração de símbolos de usuários. Gerenciamento de macro símbolos, páginas típicas e bibliotecas de folhas. Uso de símbolos universais (black box) para grupos funcionais ou guias. Biblioteca ilimitada para os usuários.

AutoSheet

Autocomposição do esquema a partir de projetos desenvolvidos anteriormente, editando e escolhendo as páginas desejadas com exibição para o novo projeto. Reelaboração da sequência de folhas, com nova definição de siglas e solução de eventuais conflitos de correlação.

Inspector

Acesso às informações dos componentes e do diagrama. Localização imediata dos elementos, com edição dos dados associados.

Formação

Extenso arquivo com a composição dos elementos dos equipamentos (Contatores, relés, botões etc.). Inserção automática no esquema de elementos em representação distribuída com controles de coerência sobre a tipologia gráfica dos símbolos e seus pinos. Correlação do arquivo dos componentes, com verificação de coerência dos elementos escolhidos. Alinhamento e pesquisa de componentes comerciais adequados.

Fast Builder

Permite elaborar o desenho de um diagrama elétrico a partir de uma biblioteca organizada de macroblocos definida pelo usuário, com variáveis editáveis

Geração do esquema através dos macroblocos, com dados extraídos de arquivos XLS.

PLC

O módulo Gestão de PLC permite organizar e agilizar as operações de desenho dos esquemas elétricos relativos aos sistemas de automação contendo CLP.

Podem ser importados arquivos I/O do PLC elaborado com softwares de programação (Siemens, Schneider, Omron etc.), para a representação do esquema PLC (operando, junções intermédias, atuadores ou elementos de controle).

Possibilidade de edição dos arquivos de I/O, com a reorganização dos arquivos de definição no formato compatível com os gestores do software do case de interface, para uma segura correlação entre o esquema elétrico e o código de gerenciamento do controlador. Reorganização do esquema em modo distribuído para operandos ou ficha contínua.

Identificação automática da sigla dos símbolos

Identificação automática das siglas dos símbolos segundo as normas CEI EN 81346 e 61346, CEI 3-34, IEC 750, com controles de coerência em tempo real. Definição dos parâmetros de identificação das siglas (letra, função, localização, folha, linha, coluna, índices). Possibilidade de criação de perfis do usuário para identificação das siglas das simbologias com as relativas fórmulas de parametrização.

Cross referência

Geração automática das referências cruzadas entre elementos típicos do esquema. Gerenciamento on-line dos contatos e dos pinos de conexão com a verificação da superação do número máximo de contatos em base ao componente utilizado. Representação gráfica com legendas em formato cruz, pinos dos contatos ou através de tabelas resumidas. Localização dos elementos incoerentes com a navegação no diagrama.

Diagrama de interconexão e resumo

Diagrama de blocos com as interconexões entre várias localizações.

Definição dos feixes de cabos e suas identificações nos terminais definidos no diagrama de interconexão. Definição dos cabos pertencentes aos feixes e suas etiquetas. Diagramas resumidos de conexão entre quadros ou entre quadros e elementos externos.

Numeração automática dos fios

Numeração automática, semiautomática ou manual dos fios de conexão, (incremental, posicional etc.).

Análise do fio com reconhecimento das fases, níveis de cruzamento dos equipamentos e modalidade de conexão (em série, paralelo ou em T).

Atribuição de siglas dos fios definidos, associação dos fios – terminal ou vice-versa.
Parâmetros de numeração, definidos; aspectos gráficos, prefixos, sufixos e separadores.

Exportação dos dados para o módulo Cablo.

Bornes e Conectores

Arquivo de bornes e conectores com mais de 1.800 elementos dos principais fabricantes. Definição dos bornes, com a escolha dos tipos e determinação de parâmetros. Utilização de bornes múltiplos planos ou especiais (seccionável, com fusível etc.). Inserção de bornes neutros e atribuição automática após a análise baseada no esquema de interconexão.

Inserção automática com linha elástica ou box e numeração dos bornes (para fases, acionamentos, sequências etc.). Redefinição das siglas dos bornes com edição da numeração. Localização dos bornes e conectores com navegador automático. Reconstrução automática dos pontos. Geração automática e desenho de bornes e conectores com representações definidas pelo usuário. Desenho do layout dos cabos e linhas pré-conectadas.

Representação de tabelas de terminais e tabelas de instalações de cabos após o processamento com o software Cablo.

Loop diagrama instrumental

Representação gráfica das conexões elétricas que ligam um componente ao restante do diagrama. Relação de informações sobre terminais e conectores cruzados, eventuais cabos representados, e terminais não conectados.

Layout quadros

Arquivo das estruturas e acessórios dos quadros, contendo os produtos mais conhecidos do mercado. Desenho de guias e canaletas, com cálculo do comprimento. Disposição semiautomática das formas dos componentes (proteções, equipamentos e etc), com funções de filtro para a localização ou função, sobre placas de fundo, painéis ou portas. Inserção automática na guia DIN.

Geração automática de placas de perfuração. Cotação automática e representação em 3D.

Verificação térmica dos quadros

Cálculo de sobretemperatura no quadro.

Controle da ultrapassagem da temperatura de funcionamento dos componentes utilizados.

Impressão multifolhas e PDF

Impressão automática das folhas do diagrama.

Exportação das folhas em vários formatos de imagens (bmp, tiff, jpeg etc.).

Impressão dos diagramas em arquivos PDF para a obter um único documento resumido do projeto.

Traduções

Tradução automática de textos ou elementos descritivos de um projeto em vários idiomas disponíveis ao usuário, com a possibilidade de interação com o Microsoft Bing@.

Utilização de dicionários múltiplos e editáveis em vários idiomas, com milhares de textos traduzidos.

Gerenciamento dos textos no modo Unicode.

Possibilidade de acréscimo de termos não traduzidos no dicionário. Uso do dicionário como arquivo de frases, a serem introduzidas como textos descritivos no desenho.

Banco de dados

Acesso a todos os arquivos, gerenciados na modalidade cliente/ servidor, com um único instrumento de exibição, dotado de uma poderosa ferramenta de busca e filtro, de acordo com o tipo de arquivo gerenciado e pela natureza dos elementos de exibição.

Possibilidade de usar mecanismos de banco de dados alternativos, com suporte de servidores de banco de dados SQL, como SQLite e MySQL.

Edição e extensão de todos os arquivos com atualização automática pela Web. Arquivo materiais com mais de 100.000 artigos básicos.

Importação de arquivos padrão Metel® com dados fornecidos pelos fabricantes e distribuidores de equipamentos elétricos.

Arquivo com mais de 5.000 itens de especificações com análise de custos e com mais de 1.900 configurações padrão (contatos auxiliares e de potência, relés, botões, etc.).

Com mais de 8.000 cabos e 6.000 modelos de dutos e eletrocalhas.

Arquivo com as características elétricas de mais de 70.000 dispositivos (interruptores, fusíveis, disjuntores etc.) e barramentos.

Tabela dos materiais

Tabela com resumo dos materiais utilizados, com formato editável pelo usuário. Interface com o módulo Tabula para o gerenciamento da lista de materiais.

Desenho planimetria

Traçamento de muros, portas e janelas segundo representações típicas em 2D e 3D. Desenho de lareiras, nichos, pilastras, pilares e colunas. Cotação automática da planimetria. Legenda de símbolos com descrições personalizadas. Definição dos locais e ligação interativa com os símbolos nela contidos. Tabelas relativas aos locais específicos, aos usuários introduzidos, às potências absorvidas, com nomeações e atribuições. Tipo de condutores de acordo com a guia CEI 02. Gerenciamento dos equipamentos mínimos do sistema segundo a norma CEI 64-8.

Cálculo Luminotécnico

Cálculo Luminotécnico segundo a normativa NBR 5410, com equipamentos definíveis e dispostos automaticamente sobre a planta. Representação 3D dos locais e curvas isolux sobre paredes e superfícies horizontais, com a verificação da iluminação direta ou com mais reflexões sobre as paredes. Vasto elenco de dispositivos de iluminação, completos, com características fotométricas, extensíveis com a importação dos arquivos dos fabricantes, no padrão EULUMDAT. Toda relação do cálculo é exportável em arquivo RTF.

Cabeamento estruturado

Definição de rede de cabeamento estruturado, alarme, EVAC e anti-incêndio.

Marcação dos terminais e cabos segundo a norma IEC 11801.

Identificação automática do percurso com verificação do adensamento.

Definição dos condutos

Representação e rendering tridimensional. Gerenciamento dos compartimentos dos condutos. Atribuição dos materiais e eventuais acessórios do eletroduto. Exploração dos materiais utilizados. Representação das tabelas dos trechos e partes utilizadas.

Determinação automática do percurso adequado dos cabos. Verificação da disposição dos cabos em relação aos dutos ou eletrocalhas escolhidos, com o controle das condições previstas pela norma. E detalhamento da instalação dos cabos nos condutos.

Definição de Redes e usuários

Definição dos eletrodutos ou das distribuições dorsais na modalidade tridimensional com a atribuição dos dados relativos aos usuários neles contidos. Verificação da coerência entre a instalação dos cabos e os condutos; gestão de instalações múltiplas para o mesmo usuário. Detecção automática do comprimento dos vários trechos, com as condições de proximidade e instalação. Definição das distribuições e atribuições das cargas e das suas características elétricas. Marcação dos trechos com os dados da fiação do sistema e representação das tabelas dos cabos. Identificação do tipo de instalação prevista, com as referências normativas adequadas.

Interface com o módulo Ampère para o cálculo da rede. Geração automática do diagrama unifilar ou multifilar.

Diagrama de blocos

Gerenciamento do diagrama de blocos do sistema. Geração automática do diagrama de blocos dos quadros importados do projeto com o software Ampère. Geração automático do layout do sistema fotovoltaico importado do projeto realizado com o software SOLergo

Variantes em curso de operação

Processamento automático do desenho de variante, para a comparação entre os sucessivos estados de desenvolvimento do projeto. Extração de dados para o cálculo das variantes, com elementos acrescidos, removidos ou alterados.

WebSheet

Visualização e impressão do esquema usando o Internet Explorer, sem a necessidade de utilizar um outro software ou aplicativo instalado.

ViewSheet

Visualização dos esquemas no Windows com a possibilidade de impressão (também em PDF): é um instrumento gratuito e de livre divulgação. Aplicação em ambiente iOS e Android para a visualização dos projetos e pesquisa de siglas e potências.

App para consulta de esquemas elétricos de máquinas ou de sistemasviewsheet

ViewSheet Mobile é um visualizador de esquemas elétricos gerados pelo CAD e aplicativos elétricos (IDEA, Eplus, CADelet) de Electro Graphics, operando em smartphones e tablets. É a ferramenta ideal durante a fase de instalação e manutenção de quadros elétricos, pois traz o imediatismo e a praticidade, típico de e-books, como parte do processo de consulta sobre os diagramas de circuitos da máquina ou da planta. Em geral ViewSheet Mobile é capaz de operar em qualquer tipo de arquivo .dwg, e permite a visualização no dispositivo móvel, com a possibilidade de buscar elementos contidos no desenho. A aplicação ViewSheet Mobile, opera em ambientes smartphones e tablets baseados em iOS e Android e é distribuída gratuitamente através da Apple Store e Google Play.

appstore  google-play

 

 
Menu
Menu